segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Gastrectomia Vertical (SLEEVE)

O padrão ouro de cirurgia é o Bypass gástrico (gastroplastia com desvio intestinal em “Y de Roux”). É  o método mais realizado e com resultados a longo prazo. Porém, por problemas de saúde meu médico e eu optamos pela Gastrectomia Vertical. Faço acompanhamento médico há algum tempo, pois minha mãe faleceu vítima de câncer de estômago e intestino. Então, seria muito arriscado, pq a técnica do bay pass não permite que seja realizada endoscopia. (Vide http://www.sbcb.org.br/cbariatrica.asp?menu=1)
Sendo assim aceitei a proposta do médico.
• Gastrectomia vertical 

Nesse procedimento, o estômago é transformado em um tubo, com capacidade de 80 a 100 mililitros (ml). Essa intervenção provoca boa perda de peso, comparável à do bypass gástrico e maior que a proporcionada pela banda gástrica ajustável.  É um procedimento relativamente novo, praticado desde o início dos anos 2000. Tem boa eficácia sobre o controle da hipertensão e de doenças dos lípides (colesterol e triglicérides). Fonte Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. http://www.sbcb.org.br/default.asp
Resumindo, a gastrectomia vertical me deixou com um mini estômago, e não mexeu no meu intestino, ou seja meu organismo vai continuar absorvendo os nutrientes. A fome diminui muito, pois a parte do estômago que produzia a grelina (hormônio da fome) foi retirada.  Como pouco e fico satisfeita. 
A princípio tive medo desse método, pois o médico deixou claro que ele emagrece menos, que dependeria muito de mim. Mas agora estou tranquila, estou vendo resultados, nunca vomitei, não tenho dumping e e os exames estão ótimos. 
Mas queria deixar claro que essa decisão foi tomada em conjunto com meu médico, só o médico pode indicar o que é melhor pra você.


Nenhum comentário:

Postar um comentário